segunda-feira, 23 de abril de 2012

Protetor solar também deve ser usado nos dias frios

A pele sofre com as mudanças climáticas. Por isso, a única forma de protegê-la é aplicando produtos que impedem a passagem dos raios solares 



O tempo tem mudado com muita freqüência. Amanhece friozinho, depois esquenta e quando anoitece, esfria de novo. Em alguns lugares, a falta de chuva também tem castigado, deixando o ar muito seco. Além de trazer problemas respiratórios para crianças e adultos, quem sente as mudanças climáticas constantes é a pele, o maior órgão do nosso corpo.
Por isso, é fundamental beber bastante líquido para manter a pele hidratada. Além disso, deve-se ter cautela com o sol, mesmo nos dias nublados. Os cuidados devem ser feitos também com as crianças. Se seu filho faz educação física na escola e pega sol na quadra, é importante lembrá-lo de passar protetor solar.
O problema é que com tantas opções de protetores e bloqueadores disponíveis no mercado, os pais acabam se confundindo sobre qual o melhor produto para aplicar nas crianças. A dermatologista Isabel Martinez, da Clínica Martinez, explica como devem ser os cuidados com a turminha para que eles possam se divertir numa boa.

Quais as diferenças entre protetor solar e bloqueador solar?

“O protetor solar filtra parte das radiações ultravioleta. Já o bloqueador funciona como barreira, refletindo os raios solares na pele”.

A partir de que idade os bebês devem usar protetor solar?

“Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o uso de protetor solar deve ser feito a partir dos seis meses. O fator de proteção solar deverá ser no mínimo 15. Os pais devem comprar somente produtos certificados para crianças. Cuidados importantes: em crianças menores de um ano, tome muito cuidado com queimaduras solares e hidrate bem o seu filho. Os bebês também precisam tomar sol para o organismo produzir vitamina D. São necessários 15 minutos de exposição ao sol por semana, mas pode levar a criança para tomar sol todos os dias, pela manhã, por alguns minutos”.

Como deve ser o protetor solar ideal para as crianças?

“Devem ser de produtos indicados especialmente para crianças. Além disso, os pais também devem procurar roupas que ofereçam proteção solar para as crianças. Também se deve evitar o horário de pico de sol, entre 11 e 16h”.

Qual deve ser o intervalo para reaplicar o produto nas crianças?

“A cada duas horas. Não existe bronzeamento totalmente seguro. Sabe-se que as crianças que desenvolvem queimaduras solares com formação de bolhas, terão três vezes mais chances de desenvolver câncer de pele na fase adulta. Por isso, é tão importante proteger e educar as crianças sobre os cuidados que devem tomar no sol”.

Os pais podem passar protetor solar que já vem com repelente nas crianças?

“O legal é o paciente entender que quanto mais substâncias apresentam um creme, mais ficamos expostos e com o passar do tempo, podemos desenvolver alergias”.

E para as mamães...

Agora que você já sabe como proteger a pele do seu bebê, é hora de cuidar da sua pele antes de se expor ao sol.
“Para peles oleosas deve-se usar protetor solar em gel. Uma dica: acaba de ser lançado um protetor solar chamado de Bi-gel, que não deixa formar aquela película na pele. Pessoas com pele seca devem usar protetor solar em forma de creme. Já quem tem pele mista, deve optar por loção. Nas áreas do corpo em que há pelo, usar protetor solar em spray”, ensina a doutora Isabel. A médica lembra que, quem possui a pele morena, pode usar fator de proteção solar 15 e quem tem a pele bem branca deve aplicar no mínimo fator 30.

Fonte: http://www.chrisflores.net/beleza/6/materia/1050/protetor-solar-tambem-deve-ser-usado-nos-dias-frios.html


E você, usa proteção solar também nos frios?

Um beijo,



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?? Comente!