quinta-feira, 5 de julho de 2012

Infertilidade.. Mitos e Verdades

Laptop no colo deixa infértil? Comer ovo e amendoim ajuda a engravidar? Especialista esclarece o que é verdade ou mentira quando o assunto é infertilidade.




Os números da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a infertilidade é um problema vivido por 8% a 15% dos casais. No Brasil, estima-se que mais de 278 mil casais têm dificuldade para gerar um filho em algum momento de sua idade fértil.
A falta de fertilidade, seja em homens ou mulheres, pode acontecer por diversos fatores. E alguns hábitos que temos hoje podem ser nossos inimigos. Você sabia que, por exemplo, que o calor gerado pelos laptops sobre a cintura masculina pode afetar a qualidade de sêmen e diminuir sua quantidade? Ou que mulheres atletas podem ter dificuldade para engravidar?
Seria a infertilidade um problema apenas das mulheres? Segundo o especialista em Medicina Reprodutiva, isso é um grande mito. “Cerca de 60% dos casos são decorrentes de problemas com a mulher, 20% com o homem e os demais são de uma combinação de fatores dos dois gêneros”, esclarece o médico especialista em Medicina Reprodutiva, Paulo Bianchi, coordenador do Centro de Reprodução Humana no Huntington/Samaritano.
É verdade que usar a pílula anticoncepcional por tempo prolongado pode causar infertilidade? E que o fumo pode afetar a qualidade do sêmen? A mulher que sofre um aborto tem menos chances de engravidar novamente ou é mito?

A infertilidade é um problema apenas feminino?
MITO - Cerca de 60% dos casos são decorrentes de problemas com a mulher, 20% com o homem e os demais são de uma combinação de fatores dos dois gêneros.

O tratamento sempre resulta em gêmeos e trigêmeos?
MITO - A taxa de gêmeos é de 20%. Trigêmeos ou mais representam apenas 4%.


O uso de laptop no colo afeta a fertilidade?
VERDADE - O calor gerado pelos laptops sobre a cintura masculina pode afetar a qualidade de sêmen e diminuir sua quantidade e motilidade.


Andar de bicicleta pode ser prejudicial ao homem?
VERDADE - A prática, de forma excessiva, pode causar lesões traumáticas ou aquecimento dos testículos ou do escroto. Em estudo realizado pela Universidade de Boston, verificou-se que 40% dos ciclistas têm esperma de baixa qualidade contra 27% dos sedentários.


Mulheres atletas podem ter dificuldade para engravidar?
VERDADE - Atletas de alto desempenho que praticam exercícios extenuantes, como corridas de longa distância, podem resultar no que se chama de amenorreia, ou ausência de menstruação. Isso ocorre quando o nível de gordura do corpo cai a níveis inferiores aqueles necessários para ajudar na ovulação.


Mulher com útero retrovertido tem mais dificuldade para engravidar?
MITO - O útero retrovertido é comum e não causa infertilidade. O problema é que quem tem este tipo de útero tem mais chance de ter endometriose e a endometriose é que pode causar infertilidade.


Mulher com útero retrovertido tem mais dificuldade para engravidar?
MITO - O útero retrovertido é comum e não causa infertilidade. O problema é que quem tem este tipo de útero tem mais chance de ter endometriose e a endometriose é que pode causar infertilidade.


A obesidade diminui a fertilidade da mulher?
VERDADE - Pesquisas apontam que mulheres que sofrem com obesidade mórbida têm mais problemas de fertilidade. Isso de deve aos níveis de gordura corporal, que se relacionam diretamente com a produção de insulina liberada pelo pâncreas e causam a Síndrome do Ovário Policístico (SOP).


O ovo de codorna e o amendoim, conhecidos popularmente como alimentos afrodisíacos, aumentam a fertilidade?
MITO - A sexualidade e a libido não têm relação nenhuma com a fertilidade.


Homens e mulheres vegetarianos precisam rever as regras alimentares na época de engravidar?
VERDADE - O ideal é procurar um médico ou nutricionista para avaliar bem a situação. Pode haver a necessidade de compensar a carência de alguns nutrientes. Mulheres vegetarianas, por exemplo, costumam apresentar deficiência de zinco. Esse mineral é importante para a função reprodutiva e pode ser encontrado em ostras, carne vermelha, fígado de galinha e feijão.


O uso de pílula anticoncepcional por tempo prolongado pode causar infertilidade?
MITO - Não importa o tempo que a mulher use a pílula, isso não interfere no processo. Em alguns casos, a pílula anticoncepcional pode até ajudar na prevenção do surgimento da endometriose e de cistos nos ovários.


Fumar afeta a qualidade do sêmen?
VERDADE - A qualidade e a quantidade dos espermatozoides produzidos por fumantes ativos podem ser influenciadas por substâncias presentes no tabaco como a nicotina e o THC, causando prejuízo reprodutivo.

Fonte: Portal Tempo de Mulher

Um beijo,
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?? Comente!