quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A importância do Perdão

Perdão: desfrutando e compartilhando a graça de Deus




No céu, além de estarmos diante do nosso Pai, do nosso Salvador e dos anjos, também iremos encontrar muitas pessoas de quem a Bíblia fala. Com quem você gostaria de falar primeiro, depois de estar frente a frente com Jesus? Minha lista é grande: Davi chama muito a minha atenção pois foi considerado um homem segundo o coração de Deus; Ester, a rainha que ajudou a salvar o seu povo; Pedro, o discípulo que era sempre o primeiro a falar e a agir mas também era medroso, absolutamente humano; Maria, mãe de Jesus, mulher tão especial e corajosa; Ana, a quem Deus deu um filho em resposta à sua oração...
 Mas, além dessas pessoas, existe uma com quem eu desejo muito encontrar e conversar: embora não saiba o seu nome, ela foi uma pessoa muito especial. Sua história está registrada em II Reis 5: 1-19. A Bíblia fala que ela era uma menina que, quando Israel foi atacado pela Síria (mais ou menos uns 800 A.C.), foi levada como escrava. E ela foi obrigada a trabalhar na casa de um homem muito importante, bem conceituado, mas que era leproso.
Uma coisa que me chama a atenção nesta história, é que ela tinha que cuidar, sem reclamar, de uma pessoa que tinha dado ordens para atacar o seu país, Israel, onde provavelmente muita gente deve ter morrido, talvez até conhecidos seus, seus pais e irmãos...
Como já disse, esta menina trabalhava na casa de Naamã, que era leproso. E um dia, ela disse à esposa dele: “Ah, se o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria...! Ele o restauraria da sua lepra.” (v. 3). É difícil de acreditar mas, ao invés dela ter raiva dele e querer que ele morresse (e fosse para o inferno) ela queria que ele fosse curado!
A história continua com Naamã indo até Israel e sendo curado por Deus através de Eliseu. Além de ser curado da sua doença física, ele também recebeu uma cura espiritual pois quando foi, adorava ao deus Rimom, e quando voltou, veio proclamando que não havia outro Deus senão o Deus de Israel.

Esta menina tinha tudo para ser uma pessoa infeliz e amargurada. Observe:
  •  foi separada dos pais
  •  foi separada dos amigos
  •  tinha se tornado uma escrava;
  •  tinha que trabalhar na casa de uma pessoa que fizera tanto mal a ela e ao seu país.

No entanto, o texto nos mostra uma menina abençoadora, livre de ressentimentos e amarguras. E ela só poderia se sentir assim se:

1. confiasse em Deus, de verdade. Quando acreditamos realmente que “todas as coisas contribuem para o nosso bem” (Rom. 8: 28), então se torna um pouco mais fácil lidar com as situações ruins.
2. perdoasse aquele povo. A falta de perdão nos faz ficar de mal com a vida, tristes, com raiva ou então, depois de um tempo, indiferentes à pessoa que nos magoou. Ela não tinha raiva de Naamã. Não! Ela queria que ficasse curado da sua lepra.

Em meu consultório, tenho visto muitas pessoas doentes emocionalmente, espiritualmente e também fisicamente, porque não conseguiram perdoar algo em seu passado. Vivem o presente remoendo o passado, e por isso não têm perspectivas para o futuro.

A Bíblia diz que temos de perdoar as pessoas que nos ofenderam, rejeitaram ou magoaram. Em Mateus 6: 14 e 15 lemos: “Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai não vos perdoará as vossas ofensas”.
            Jesus nos diz que se não perdoarmos, Deus não perdoará os nossos pecados. Já pensou nisso? Como poderemos ser pessoas segundo o coração dEle, se há pecado em nossa vida?

            Perdoar não é uma coisa fácil, não é da nossa natureza – nunca sentiremos vontade de perdoar alguém, mas podemos perdoar porque podemos contar com a ajuda de Deus.

É bom lembrar que perdoar é diferente de esquecer. Existem coisas que a gente nunca vai esquecer, por mais perdoado que esteja. Por exemplo, imagine que estou em um carro e sofro um grave acidente por causa de uma ‘barbeiragem’ do motorista. Mesmo perdoando esta pessoa, as cicatrizes que terei em meu corpo vão me lembrar do que aconteceu. Não é porque não esqueço alguma coisa que ela ainda precise ser perdoada. Mas existem situações, em que a gente lembra e sofre, chora, fica triste, com raiva... Aí é preciso liberar mais perdão. Porque, quando há perdão, você pode falar sobre o que aconteceu sem o menor ressentimento. Você pode encontrar a pessoa que causou o mal e não sofrerá com isso.

Perdoar é diferente de reconciliar-se. O perdão é entre você e Deus. Já a reconciliação é entre você e o outro. Não haverá reconciliação se a outra pessoa não quiser. O importante é que você tenha feito a sua parte, liberando o perdão.  

A melhor definição de perdão que eu já encontrei diz que perdoar é cancelar a dívida que a outra pessoa (ou pessoas) tem com você. É renunciar ao seu direito de ajustar as contas, mesmo reconhecendo que você tem milhares de motivos de ficar aborrecido com a situação, e até de se vingar.

Muitas pessoas deixam de perdoar enquanto o ofensor não vem até elas... Não se esqueça de que é preciso perdoar as pessoas que lhe ofenderam, mesmo que nunca venham pedir desculpas. Há pessoas que muitas vezes nos magoam e nem se dão conta disso. Outras até percebem que o aborreceram, mas são orgulhosas, e por isso não vêm pedir perdão.
Quando não perdoamos, passamos a viver a vida no passado, ficamos sempre olhando para trás (“cuidado com o fulano: há uns cinco anos atrás, ele fez...” Eu sou uma pobre coitada, ai, ai, ai...!”) É preciso olhar para a frente! Jesus disse que veio trazer vida, e vida em abundância (João 10: 10). Muitas vezes somos infelizes  e achamos que Ele é que não deu conta do recado... ou que, em nossa vida, nem Jesus dá jeito! O problema é que precisamos fazer a nossa parte para desfrutarmos desta vida com felicidade. Quando você perdoa, caminha muitos passos em direção a esta vida.

Quer saber como perdoar? Ore, falando para Deus que você está muito triste, ou com muita raiva de alguém. Diga-Lhe que você pensa não merecer nada disso (embora Ele saiba). E que, por você, nunca mais voltaria a falar ou até mesmo pensar na pessoa. Mas conte a Deus que você quer agradar o coração dEle.  E como a Bíblia diz que é isto que você precisa fazer, você quer perdoar. Peça a ajuda do Pai – Ele pode (e quer) ajudar. Você ficará livre de uma situação opressiva e limitadora, pois Ele tratará e curará o seu coração. Que Ele o abençoe, é a minha oração.

Texto de:
Nadja Ruth van Eyken Dalcin
Psicóloga
CRP 05/20922

Contato para consultas, cursos e palestras: nadjadalcin@hotmail.com
           (21) 9258-4533



Especial para Revista Atalaias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?? Comente!