quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Livro dos Mitos do 3º Ano


Por Yara Vargas da Costa

Justificativa

O projeto surgiu da necessidade de aperfeiçoar a produção de textos, logo no início do ano pude perceber durante as atividades propostas que a turma tinha grande dificuldade em produzi-los, eles não conheciam estruturas básicas como divisão em parágrafos, necessidade de coerência, utilização de tempos verbais e adjetivos, além do uso demasiado de repetições de palavras e frases. Iniciei então a busca por um projeto que contemplasse as dificuldades de escrita considerando que para escrever bons textos é preciso ler bons textos e como disse Paulo Freire “A leitura do mundo precede a leitura da palavra” (p.11), sendo assim busquei algo que considerasse os conhecimentos prévios que os alunos possuíam. A certeza do tema veio em um diálogo informal. Desde o primeiro dia de aula quando me apresentei eles mostraram grande encantamento com meu nome, Yara, me disseram que eu era uma sereia indígena, quando os pais conversavam comigo diziam que os filhos contavam aos colegas e parentes que sua professora era uma sereia, certo dia em uma de nossas aulas eles estavam fazendo suas atividades normalmente e eu estava pensando em um projeto, foi quando uma aluna me entregou um desenho e disse “Eu amo sereias”, naquele momento eu pensei “que gênero pode trazer sereias desconhecidas a eles e outros tantos personagens incríveis?” Então tive a certeza, elaborar um projeto sobre mitologia grega seria fantástico! Contemplaria um envolvimento já existente pela fantasia, estimulando assim a criatividade e paixão por ler e escrever envolvendo os alunos em uma espécie de “círculo de cultura” onde seus conhecimentos prévios seriam valorizados, discutidos e aperfeiçoados através de novos saberes (Freire p. 43).


Objetivos

·         Despertar o gosto pela leitura e escrita de textos literários;
·         Valorizar leituras em diversas modalidades;
·         Subsidiar os alunos a fim de que possam: planejar, criar e registrar textos escritos que considerem seus leitores;
·         Levá-los a refletir sobre os aspectos estéticos dos textos escritos;
·         Empregar o uso de adjetivos para descrições diversas;
·         Uso correto de tempos verbais;
·         Realizar pesquisas específicas em diferentes contextos;
·         Realizar analogias entre o que é trabalhado em sala de aula e o cotidiano.


Conteúdos Curriculares

·         Gênero textual: Mitos
·         Leitura e produção de textos;
·         Reflexão sobre linguagem oral e escrita


Metodologia

1ª etapa: Realização de diagnóstico através da realização de atividades
O diagnóstico específico ocorreu em duas etapas, em uma primeira atividade entreguei várias revistas aos alunos e pedi para que cada um escolhesse uma pessoa que lhes chamasse atenção, recortasse e colasse em uma folha, quando todos já haviam terminado, pedi que escrevessem um texto sobre essa pessoa, descrevendo-a.
As dificuldades foram visíveis, a grande maioria não conseguiu encontrar adjetivos correspondentes, o que gerou conflitos e resultou em produções de pequenas listas com dois ou três itens ou textos de apenas um parágrafo, que nem sequer foi marcado por alguns.
Na segunda atividade entreguei uma folha e pedi que escrevessem um texto, contando uma história com um tema que eles poderiam escolher e mais uma vez as dificuldades foram muitas, eles não conseguiram dividir o texto em parágrafos, não conseguiram realizar a narrativa com começo, meio e fim, a falta de coerência foi grande além das repetições de frases e uso incorreto dos tempos verbais.


2ª etapa: Apresentação do projeto
Apresentei o projeto dizendo a palavra Odisséia, os alunos ficaram curiosos para saber que palavra era essa, fiz algumas brincadeiras aguçando ainda mais a curiosidade entre eles e então mostrei uma adaptação do livro A Odisséia, expliquei que o livro fazia parte do gênero mito, e nós estudaríamos sobre mitologia grega, expliquei os passos do projeto e eles se interessaram muito, disseram que nunca tinham ouvido falar, porém ao longo dos dias foram capazes de identificar itens de mitologia que permeavam seu dia-a-dia, o que tornou o processo ainda mais interessante.


3ª etapa: Leituras diversas sobre mitologia
Na fase inicial a modalidade utilizada foi a leitura realizada pelo professor, onde contei “um pouco” de cada história por dia, introduzimos também a leitura compartilhada e para finalizar os alunos realizaram leituras individuais.

Livros lidos pela professora:
·         A Odisséia de Ulisses – José Antonio Ramalho;
·         Teseu e o Minotauro – José Antonio Ramalho;
·         Os doze trabalhos de Hércules – Leonardo Chianca;
·         Ícaro, o menino que podia voar – Saviour Pirotta;
·         Pégaso, o cavalo voador – Saviour Pirotta.

Textos lidos através de leituras compartilhadas:
·         Medusa – Janaína Spolidório;
·         Pégasus, o cavalo alado - Janaína Spolidorio;
·         Teseu e o Minotauro - Janaína Spolidorio.

Leituras individuais:
·         Aracne, a mulher aranha – Saviour Pirotta;
·         O toque dourado do Rei Midas – Saviour Pirotta;
·         Perseu e a monstruosa Medusa – Saviour Pirotta.


4ª etapa: Realização de atividades orais
Em todas as etapas do projeto a oralidade foi muito valorizada, a fim de entender as opiniões e conflitos encontrados pelos alunos, porém realizamos momentos específicos para atividades orais com rodas de conversa para expressão de opiniões, preferências e sentimentos obtidos ao entrar em contato com os mitos e reconto pelos próprios alunos, aqui fiz algumas intervenções para falar sobre a importância do uso correto dos tempos verbais e sobre a repetição desnecessária de frases e palavras, para isso propus uma pequena dinâmica, pedi três voluntários, um segurou uma folha chamada passado, outro uma folha chamada presente e outro uma folha chamada futuro, escrevi os nomes de cada folha e iniciei algumas palavras referentes a cada tempo, os demais alunos completaram e foram capazes de se auto corrigir e incentivar uns aos outros.

5ª etapa: Realização de atividades escritas a partir da leitura de textos mitológicos
Compreensões sobre o que foi lido;
Localização de adjetivos;
Localização de pronomes;
Localização de repetições em textos e adequação estética;
Classificação de verbos;
Reescritas com adequações de tempos verbais;


6º etapa: Exibição de filmes
Exibição dos filmes Percy Jackson e o ladrão de raios e A Odisséia (com cortes de algumas cenas)


7º etapa: Pesquisa – Mitologia no dia a dia
Durante as etapas anteriores os alunos foram capazes de localizar itens de mitologia grega ou nela inspirados em brinquedos, jogos, filmes, desenhos, nomes de pessoas, revistas, livros ou outros itens conhecidos. Nesta etapa eles reuniram tais itens e os trouxeram para a sala de aula diante de uma  proposta de pesquisa intitulada Mitologia no dia a dia, em que eles deveriam localizar e trazer o máximo de materiais relacionados ao tema.


8º etapa: Confecção do produto final
Após a conclusão das etapas anteriores iniciamos a confecção do produto final, que se deu da seguinte maneira:
Primeiro pedi que criassem um personagem mitológico “em seu pensamento” em seguida o desenhassem, deixando claro que deveria ser inédito e era necessário se atentar para detalhes como: Quem seriam seus pais? Que tipo de poderes teria? Seria vilão ou herói? Onde viveria? E outros aspectos que deveriam saber sobre seu personagem, após o desenho deveriam criar um texto descrevendo-o, fazendo uso adequado de adjetivos e locuções adjetivas explicitando os detalhes planejados.
 Em outra aula, já com os personagens concluídos pedi que imaginassem em qual mito grego ele(a) poderia se encaixar, e então orientei para que escrevessem um conflito, lembrando dos aspectos estéticos do texto, além do uso correto dos tempos verbais e da coerência, conversamos também sobre a preocupação que deveriam ter com os leitores finais, para tal eles poderiam alterar mitos existentes ou criar novos, em ambos os casos o protagonista devia ser o personagem criado, aqui cabe destacar uma integração que me surpreendeu mais uma vez, alguns alunos resolveram que seus personagens criados se envolveriam e “lutariam” juntos, gerando assim parcerias interessantíssimas. Com os textos prontos realizaram sua ilustração.
Na aula seguinte pedi que fizessem uma ilustração para a capa de nosso livro, expliquei que outros professores votariam escolhendo uma, que seria digitalizada e aplicada a todos. Professores e funcionários votaram então apresentei a capa escolhida aos alunos.
Com todo o material por parte das crianças preparado, digitalizei os desenhos, digitei os textos, imprimi e organizei da seguinte maneira: duas ou três folhas de autoria de cada aluno, uma com a apresentação do personagem, outra com o conflito em que ele se envolveu, em alguns casos foi necessário colocar um dos desenhos a parte considerando o tamanho do texto. Os encadernei como livro, sendo um para cada aluno de nossa sala e um exemplar para a biblioteca da escola.

9º etapa: Finalização do projeto através de exposição
Para a entrega dos livros elaboramos uma exposição. Os alunos deram sugestões de como poderia ser feita, decidiram detalhes, trouxeram cartazes coloridos com seus personagens mitológicos preferidos e os organizaram na biblioteca com os itens da pesquisa que realizaram, elaboraram convites e os entregaram aos funcionários da escola e às outras classes.
Toda a escola foi prestigiar o trabalho, os alunos se organizaram para decidir quem faria a recepção, quem explicaria os cartazes, os livros, os brinquedos e outros itens trazidos por eles. Ao final de cada visita eles convidavam os visitantes para ouvir uma história mitológica e juntos a narravam aos colegas, fiz algumas intervenções para lembrá-los de alguns fatos importantes quando necessário. Cabe destacar que muitos alunos superaram a baixa-estima e a vergonha de falar neste momento, o que me surpreendeu mais uma vez positivamente.


Avaliação

O projeto trouxe grandes aprendizados para os alunos, os objetivos foram alcançados com sucesso. Os alunos se apaixonaram por leitura e especificamente por mitologia grega, aprenderam a planejar antes de escrever seus textos, considerar seu leitor final, atentar para os aspectos estéticos, principalmente no que diz respeito à repetição de frases e palavras, se mostraram capazes de utilizar adjetivos e locuções adjetivas em textos e melhoraram muito a aplicação dos tempos verbais. Um dos processos que me chamou a atenção foi a realização de analogias que surgiu espontaneamente durante a leitura compartilhada por parte de um aluno e desencadeou a habilidade entre eles.
Os critérios utilizados para verificação das aprendizagens se deu através de registros escritos, fotos, filmagens e comparações de atividades.


Autoavaliação

O projeto Livro dos mitos me trouxe grandes aprendizagens. Aprendi que quando a criança esta apaixonada pelo que faz ela potencializa o que aprende e pode surpreender positivamente com criações extraordinárias, além disso, posso destacar o fato de ver claramente que algumas crianças superam sua baixa estima e seus medos quando os veem refletidos em outros personagens e entendem que eles os enfrentaram. O trabalho com mitos me fez entender que não importa o quão antiga seja uma história, o que realmente importa é a forma como ela é contada, é a paixão pelo que é lido que seduz o ouvinte e o incentiva a se apaixonar também.
Avalio positivamente minha assiduidade e comprometimento, estive sempre presente subsidiando os alunos, intervindo quando necessário, selecionando textos, livros, atividades, preparando dinâmicas, registrando o processo e zelando para que todas as etapas fossem cumpridas com êxito. Para minha autoformação realizei diversas pesquisas sobre o tema.

Referências bibliográficas:


FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

PIROTTA, Saviour. Aracne, a mulher aranha. São Paulo. Scipione, 2008.

PIROTTA, Saviour. Ícaro, o menino que podia voar. São Paulo. Scipione, 2008.

PIROTTA, Saviour. O toque dourado do Rei Midas. São Paulo. Scipione, 2008.

PIROTTA, Saviour. Pégaso, o cavalo voador. São Paulo. Scipione, 2008.

PIROTTA, Saviour. Perseu e a monstruosa Medusa. São Paulo. Scipione, 2008.

RAMALHO, José Antônio. A odisseia de Ulisses. Caramelo, 2000.

RAMALHO, José Antônio. Teseu e o Minotauro. Caramelo, 2000.

SPOLIDORIO, Janaína. Mitologia. Disponível em < http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/?s=mitologia>


Este é um projeto de Yara Vargas da Costa especial para o Entreter-se.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?? Comente!

Ocorreu um erro neste gadget