quinta-feira, 31 de maio de 2012

Como livrar-se da caspa?




De onde vem a caspa?
Ao contrário do que a maioria pensa, a caspa não é uma doença e não tem nada a ver com falta de higiene. Ela é um estado do couro cabeludo. Ou seja, você não “pega” caspa. Da mesma forma, não existe uma cura para a caspa, e sim um controle. Não existe cura porque ela é causada por uma disfunção das glândulas sebáceas do couro cabeludo. Essa disfunção normalmente é agravada pela presença de um fungo, o malassezia, que está naturalmente na pele de todos nós. A diferença é que, por um conjunto de fatores, esse fungo pode causar ou não a caspa em diferentes pessoas.
Nossa pele se renova continuamente e, em condições normais, a pele do couro cabeludo é substituída, mais ou menos, uma vez por mês. Entretanto, quando a pele está mais sensível é suscetível a irritação causada pelos fungos, a troca de células se torna mais intensa e, consequentemente, a eliminação de células mortas também, originando a caspa.
E o que pode causar isso?
Muitos fatores podem contribuir para o aparecimento da caspa, dentre eles:
* Alimentção inadequada
* Consumo excessivo de álcool
* Estresse físico e psíquico
* Uso abusivo do secador
* Alta exposição ao sol e uso de água muito quente.
Muita gente não sabia dessa do secador, né? Mas isso acontece porque o calor afeta o couro cabeludo, deixando-o ressecado e estimulando a produção excessiva das glândulas sebáceas, aumentando as chances do desenvolvimento da caspa.

Depois de lavar e secar os cabelos, separe quatro mechas de pontos diferentes da cabeça, de preferência, uma de cada lateral, uma da parte da frente e outra da parte superior.

* Com as pontas dos dedos, sinta a raiz do cabelo e verifique o que você sente: se estiver áspera, significa que seu cabelo é seco na raiz; se apresentar oleosidade, que pode ser vista por meio de um excesso de brilho nos dedos, seu cabelo é oleoso na raiz; e se estiver macia porém sem oleosidade, seu cabelo é normal na raiz.
* Passe os dedos nas pontas dos cabelos: se elas estiverem ressecadas, é porque seu cabelo é seco nas pontas; se estiverem macias, sem ressecamento, é porque ele é normal das pontas.
Outros sinais de caspa:
* Coceira
* Descamação
* Queda devido à quebra
* Oleosidade
* Ressecamento



MENTIRAS E VERDADES SOBRE A CASPA


A caspa só aparece no inverno?
Não. A caspa pode ocorrer durante todo o ano e não existe nenhum estudo comprovando seu agravamento no inverno. Por isso, é importante manter o uso contínuo do produto anticaspa de verão a inverno. Entretanto, há alguns hábitos que adotamos no inverno que podem agravar o aparecimento da caspa. Por exemplo, diminuição da frequência de lavagem dos cabelos, banhos mais quentes, que ressecam o couro cabeludo e provoca descamação.


A caspa é mais comum em quem tem cabelos escuros?
Até hoje não existe nenhum estudo científico comprovando que um tipo de cabelo seja mais suscetível à caspa do que o outro. O que acontece é que a caspa é mais visível no cabelo escuro.

É verdade que os homens têm mais caspa que as mulheres?
O homem é mais propenso a ter uma maior produção de sebo em suas glândulas e também possui o couro cabeludo mais frágil, condições que favorecem o aparecimento da caspa.

Posso usar o anticaspa apenas algumas vezes para me ver livre da caspa?
Não. Pessoas com tendência ao aparecimento da caspa devem controlar o problema com uso contínuo do anticaspa. Sem a ação do ingrediente anticaspa presente exclusivamente nas fórmulas dos shampoos específicos para esse tratamento, ela volta a aparecer.

Devo esfregar a cabeça com força na hora da lavagem?
Estimular demais o couro cabeludo só causa mais descamação, fazendo com que o número de pontos brancos só aumente.

Deixar de usar condicionador é uma solução?
Não. Isso vai deixar os fios ressecados. O condicionador anticaspa, usado corretamente, pode ser um ótimo aliado para eliminar a caspa com eficiência e ainda manter os fios hidratados e bonitos.

Os shampoos anticaspa ressecam os fios?
Não. Assim como um shampoo comum, todos os anticaspas de qualidade apresentam propriedades condicionadas que ajudam a combater o ressecamento. Antes de mais nada, é importante escolher um produto de acordo com seu couro cabeludo.

Lavar a cabeça mais vezes ajuda?
Não, muito pelo contrário, pode até agravar o problema. O excesso de lavagens pode irritar o couro cabeludo, causando mais coceira e desconforto.

Soluções caseiras, como uso de limão, ajudam?
Não e também podem agravar o problema. Até hoje não existe nenhuma comprovação a respeito da eficácia dos métodos caseiros para solucionar a caspa.



Qual a solução para acabar com a caspa?


Até hoje, a única solução realmente eficaz no combate à caspa é o uso contínuo de um bom shampoo anticaspa. Como a caspa surge de uma disfunção das glândulas sebáceas agravada pela ação de bactérias e fungos, só é possível controlá-la usando produtos desenvolvidos especialmente para combater suas causas. E como esses agentes não podem ser totalmente eliminados, só o uso contínuo desses shampoos garante que o problema não volte a aparecer.

Todas as informações foram fornecidas pela equipe Unilever e se ainda ficou alguma dúvida, você pode entrar em contato com o SAC através dos canais abaixo:
Telefone: 0800.707.7512
Email: beleza@atendimentounilever.com.br
End.: Caixa Postal 3008 – Cep. 06210-970 – São Paulo, SP.



Fonte: http://byfafella.com/


Um beijo,





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?? Comente!