sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Olho seco e conjuntivite???


Médico alerta que dois fatores que estimulam a manifestação dessas doenças nessa época do ano são a queda de temperatura e a baixa umidade do ar.


Com o tempo frio, o número de atendimentos oftalmológicos aumenta nos ambulatórios. Dados do Ministério da Saúde apontam que, nos últimos quatro anos, foram realizados 16,2 milhões de procedimentos oftalmológicos (diagnóstico, tratamento e cirúrgico) em todas as faixas etárias. É nesta época do ano que a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% e a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem exercícios físicos em determinados horários, além de umidificar o ambiente por meio de vaporizadores e toalhas molhadas.
Doenças como a síndrome do olho seco e as conjuntivites costumam aparecer com frequência, embora não sejam doenças típicas do inverno. O que acontece é que nessa época do ano ficamos mais suscetíveis aos fatores que desencadeiam tais enfermidades. O oftalmologista e diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO), Virgílio Centurion, explica que entre os fatores que estimulam a manifestação dessas doenças estão a queda de temperatura, a baixa umidade e o resfriamento do ar. Para evitá-las, é preciso que as pessoas evitem o acúmulo de poeira em casa, durmam em locais arejados e umedecidos e evitem ambientes climatizados.


Sensação é de areia nos olhos
Sabe aquela sensação de ficar com "areia nos olhos", peso nas pálpebras, olhos vermelhos, embaçamento da visão ao fazer algum tipo de esforço visual e sensibilidade à luz aumentada? Se você apresentar algum destes sintomas durante o inverno, deve ficar atento e procurar um oftalmologista o quanto antes.
Para você entender: a síndrome do olho seco é uma deficiência na qualidade e/ou na quantidade de lágrima que o organismo produz. "A síndrome do olho seco não escolhe seus alvos por sexo. No entanto, as alterações hormonais femininas geradas na pós-menopausa podem ser desencadeantes do seu surgimento", observa Virgílio.
Já a conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana delgada e transparente que reveste a parede do globo ocular e das pálpebras. A doença, que incomoda e interfere na vida social do indivíduo, tem como quase os sintomas que o olho seco: os olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação "de areia" ou de corpo estranho nos olhos, secreção e ainda coceira. O oftalmologista explica que, em geral, a doença acomete os dois olhos, dura de uma semana a 15 dias, mas não costuma deixar sequelas.


Sensação de 'areia nos olhos' pode ser olho seco ou conjuntivite
Entre os fatores que estimulam a manifestação dessas doenças nessa época do ano estão a queda de temperatura, a baixa umidade e o resfriamento do ar. Para evitá-las, é preciso que as pessoas evitem o acúmulo de poeira em casa, durmam em locais arejados e umedecidos e evitem ambientes climatizados.


O que é a síndrome do olho seco?
A oftalmologista Sandra Alice Falvo explica que este tipo de problema ocular é muito comum no inverno, mas, por ter causas multifatoriais, pode ser confundido com outros distúrbios como infecções ou alergias oculares.
O olho seco é uma deficiência na qualidade e/ou na quantidade de lágrima que o organismo produz e pode causar desde inflamação até a úlcera de córnea, além de infecções oportunistas. É preciso ter cuidado porque esses problemas podem, em alguns casos, ainda que raramente, levar à redução da visão.


Quais os sintomas dessa doença?
A sensação de estar com 'areia nos olhos', peso nas pálpebras, olhos vermelhos, embaçamento da visão ao fazer algum tipo de esforço visual e sensibilidade à luz aumentada são os principais sintomas. Quem apresentar algum estes sintomas durante o inverno deve ficar atento e procurar um oftalmologista, pois pode estar sofrer da síndrome. No outono e no inverno, o clima seco e o aumento da poluição, ou seja, fatores ambientais, são a maior causa do aparecimento do olho seco.


Quais são as principais causas?
A doença se manifesta mais facilmente devido à baixa umidade do ar, aos ambientes com calefação e ao ar-condicionado. Usuários de computadores que ficam em frente ao monitor e diminuem o reflexo do piscar também podem ser vítimas da doença. O uso inadequado de lentes de contato e algumas cirurgias oculares ou de pálpebra também podem causar a síndrome ou induzi-la, ainda que transitoriamente.

Tabagismo e distúrbios facilitam o surgimento?
O ato de fumar e alguns distúrbios na alimentação também podem levar ao aparecimento da conjuntivite. 'Pessoas com doenças inflamatórias como reumatismo, doenças hormonais como diabetes mellitus ou distúrbios da tireoide apresentam a síndrome do olho seco com mais frequência. Preventivamente, estes grupos devem procurar o oftalmologista, pelo menos uma vez por ano, para prevenir quaisquer complicações', alerta a oftalmologista Sandra Alice Falvo.

E como aparecem as conjuntivites?
A conjuntivite é mais clássica e causa uma irritação tremenda. Ela é a inflamação da conjuntiva, uma membrana delgada e transparente que reveste a parede do globo ocular e das pálpebras. Em geral, a doença ataca os dois olhos, dura de uma semana a 15 dias, mas não costuma deixar sequelas.

Quais os tipos de conjuntivite?
Há basicamente três tipos: a conjuntivite infecciosa pode ser causada por vírus, bactérias fungos ou protozoários. Já a conjuntivite não infecciosa é provocada por agentes externos irritantes que podem dar origem à conjuntivite alérgica, química ou traumática. No outono/inverno, são comuns também as conjuntivites alérgicas.


Apenas o médico pode prescrever o tratamento adequado?
É bom esclarecer que apenas o oftalmologista pode fazer o diagnóstico correto do tipo de conjuntivite de cada paciente antes de prescrever o tratamento adequado.


Quais os cuidados necessários para evitá-la?
De uma maneira geral, quem foi atacado pela conjuntivite deve redobrar os cuidados com a higiene dos olhos e das mãos. Lavar bem os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida ou com soro fisiológico. Isso ajuda a aliviar os incômodos causados pela doença.


E minhas lentes de contato?
Se o paciente acometido pela conjuntivite fizer uso de lentes de contato, o mais sensato é suspender o uso e utilizar os óculos até que a inflamação seja curada.


Pingar colírio por conta própria é prejudicial?
A oftalmologista Sandra Alice Falvo reforça as recomendações a respeito da automedicação. Ao suspeitar de conjuntivite, o paciente não deve sair por aí, comprando remédios indicados por amigos. 'Alguns colírios são altamente contraindicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro de inflamação', explica a médica Sandra.

Fonte: Portal MSN

Um beijo,













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?? Comente!