quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cuidados com as Unhas

Você conhece uma pessoa maravilhosa, linda, simpática, divertida, mas ao olhar pras unhas e vê-las mal cuidadas, o encanto pode ir embora rapidinho. Unhas definitivamente são sinônimos de limpeza e saúde. Manter unhas limpas e bem cuidadas evitam problemas diversos, que muitas pessoas nem imaginam.

Embora todos os problemas que possam afetar as unhas e cutículas não sejam graves, na maioria das vezes causa um tremendo desconforto e pode se agravar de alguma maneira, podendo até adentrar o organismo pelas vias aéreas, principalmente para quem tem a mania de roer as unhas. Além dos problemas de saúde, a má higienização das unhas faz com que a pessoa se mostre suja, sendo indícios de falta de asseio, o que gera diversos distúrbios sociais.
Os cuidados com as unhas  são essenciais e a higiene é primordial. Para homens e principalmente para as mulheres que cultivam as unhas maiores. 

Maiores problemas nas unhas

Unha encravada

A unha encravada é um problema que afeta muita gente e que é mais comum do que muitos pensam, mas que pode se tornar mais que uma unha encravada, pode se tornar um foco de infecção. A unha encravada acontece quando uma das pontas da unha entra na pele ao seu redor. Isso acontece porque a pele forma uma espécie de barreira e impede o crescimento da unha, mas como ela não pára de crescer e é extremamente rígida, a unha acaba perfurando-a, causando dor e inflamação. A unha encravada se não tratada adequadamente poderá causar graves infecções na unha, sendo preciso tratamento imediato.

Micose

A micose nas unhas pode se originar da falta de higiene e cuidados com as unhas, como não limpa-las, não secar as mãos direito e contatos com fungos. O tratamento normalmente é demorado e é feito a base de medicamentos, além da aplicação de um esmalte antifúngico ou antimicótico. No tratamento, a unha “doente” com micose vai dando lugar a uma unha sadia, mas isso requer tempo, paciência e cuidados do indivíduo. Com a chegada do verão, é mais propício a infecção por micose, sendo preciso cuidados redobrados.

Dicas de cuidados e higiene das unhas

Troque sempre o esmalte

Troque sempre o esmalteO esmalte não deve ficar nas unhas por mais de uma semana, pois isso irá enfraquecê-las e fazer com que elas se tornem mais suscetíveis a problemas como infecções por bactérias e fungos. Além disso, procure sempre usar produtos que fortaleçam suas unhas, como bases fortificantes, entre outros produtos. Além disso, evite usar constantemente só esmaltes claros, pois eles também enfraquecem mais as unhas. Procure usar esmaltes escuros que fortalecem, mas visando sempre trocar para mais claros, intercalando, pois os esmaltes escuros tendem a esconder a sujeira que há por debaixo da unha.

Evite o uso excessivo de acetona

Evite uso excessivo de acetonaA Acetona é um produto que deve ser usado apenas uma vez por semana, pois o uso constante pode ressecar as unhas que as tornam fracas e quebradiças. Por isso, é indicado que o uso da acetona seja feito uma vez na semana ou então que o produto seja substituído por removedor de esmaltes que causam menos efeitos nocivos as unhas. A acetona possui componentes fortes usados para retirar os esmaltes, por isso o seu uso excessivo ou mais de uma vez por semana pode deixar as unhas mais suscetíveis a possíveis infecções.

Evite retirar as cutículas

evite tirar cutículasAs cutículas funcionam como proteção das unhas e impedem que bactérias e fungos adentrem nelas. Por isso, a sua retirada aumenta as chances de contaminação por esses agentes. A retirada da cutícula é muito comum entre as mulheres e deve ser evitada. Para não ficar com as unhas em aspectos grosseiros, com grande número de cutículas, retire somente o excesso, mas mantenha-as la. Se possível, empurre-as com uma espátula para dentro da unha, é mais seguro e evita possíveis infecções.

Mantenha sempre a higiene

Mantenha-sempre-a-higieneA higiene é imprescindível e evita a contaminação por agentes como vírus, bactérias e fungos. Nossas unhas são ambientes extremamente favoráveis para a proliferação de fungos e pode causar problemas maiores se levados à boca. Por isso, mantenha sempre as unhas muito bem higienizadas de modo a evitar a instalação desses agentes.

E vocês, o que costumam fazer para cuidar bem das unhas?

Um beijo,


2 comentários:

Gostou?? Comente!