terça-feira, 24 de abril de 2012

Inverno: inimigo número um dos cabelos

Esfria um pouquinho e já ficamos apavoradas, não é? Por mais que o inverno seja gostoso, nossa pele e cabelos sofrem com a mudança de temperatura.
Pesquisa aponta que as mulheres relaxam com os cuidados com os cabelos nos dias frios. Veja por que isso acontece e como proteger os fios 



As mulheres costumam cuidar muito dos cabelos durante o verão. Foi o que constatou uma pesquisa interna realizada pela marca Unilever. De acordo com o estudo, no calor as mulheres se expõem mais ao sol, freqüentam praias e piscinas e por isso, usam protetor solar específico para os fios e fazem hidratações com mais freqüência. No entanto, no inverno, estes cuidados acabam deixados de lado.

Ainda segundo a pesquisa, as mulheres brasileiras cuidam menos do cabelo no inverno porque acreditam que as madeixas sofrem menos danos, o que não é verdade. Repare só. Nos dias frios, as pessoas tomam banhos mais quentes e aumentam o uso de secadores. Entretanto, as temperaturas altas podem danificar a estrutura capilar.

No período de frio, o couro cabeludo pode ficar mais oleoso, já que a água quente estimula a produção de sebo; quem tem cabelos ressecados, pode ter o problema agravado por conta da retirada da oleosidade natural que tem a função de lubrificar os fios e o couro cabeludo. O uso do secador quente também é altamente prejudicial. Ao usá-lo, a temperatura do cabelo sobe, reduzindo o teor de umidade abaixo do nível normal. A evaporação da água da superfície do cabelo por conta do calor faz com que as camadas superiores da cutícula fiquem mais rígidas e frágeis do que as camadas mais profundas. Isso provoca fraqueza, que se manifesta através de rachaduras na superfície da cutícula. No caso do uso de escovas para alisar os fios, as rachaduras na superfície da cutícula capilar se desenvolvem por completo ao longo da superfície e nas camadas das escamas superiores.

Dicas para manter os cabelos hidratados no inverno:

Se não conseguir lavar os cabelos com água morna no inverno, seja breve. Finalizar o enxágüe com água fria deixa os fios mais brilhantes;
Tente não usar a temperatura mais quente do secador, pois o uso do calor tem impacto no teor de umidade do cabelo;
Hidrate os fios com freqüência usando condicionador em todas as lavagens e cremes de tratamento uma vez por semana, ou sempre que sentir necessidade.


Um beijo,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?? Comente!